Secondaprattica

Laura Helena Campanini

Violoncelista

é formada no bacharelado em violoncelo pela Unicamp sob a orientação do professor Lars Hoefs, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com aulas particulares de teoria musical. Aos 11, ingressou na Casa das Artes de Itapira, tendo aulas de musicalização e posteriormente flauta transversal. Aos 17, deu início aos seus estudos de violoncelo com o professor Victor Lessa. Participou de diversos festivais e masterclasses onde compôs grupos orquestrais e teve aulas com professores de grande renome, como Fábio Presgrave, Miguel Zaparolli, Jan Kalinowski, Beata Urbanek-Kalinowska, Robert Suetholz, Sijn Kuppens, Hugo Pilger, Alceu Reis, Jacob Shaw, André Micheletti, Frederico Nable, Abel Moraes e Kayami Satomi. Fez parte do naipe de violoncelos da Orquestra do Departamento da Unicamp, assim como da Orquestra Sinfônica Jovem do Interior, da Orquestra de Cordas da Casa das Artes, da Orquestra Sinfônica e da Camerata Lyra Mojimiriana. Também gravou trilhas de curta-metragens e vídeo-games. Hoje atua como professora e instrumentista sendo integrante da Orquestra Filarmônica de Valinhos, da Camerata Jovem de Campinas e do Unicamp Cello Ensemble.

Hoje atua como violinista da recém formada Jazz sinfônica de Valinhos, Camerata Jovem da Campinas e como convidado na Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, onde além de ministrar aulas de instrumento colabora na elaboração e execução dos ensaios.

Em sua formação, além da graduação, passou por diversos festivais, entre eles Festival Oficina de música de Curitiba (edição de 2000), Festival de música antiga e colonial de Juiz de Fora (edições de 2006 , 2008 e 2009), Festival Brasil instrumental (edição 2010), Festival de música de Piracicaba FEIMEP (edição de 2011), V e VI Encontro Internacional de Música Antiga da Emesp (2017 e 2018), tendo sido orientação por diversos professores como Paulo Bosisio, Marena Salles, Luis Amato, Véronique Mathieu, Claudio Micheletti entre outros
Além dos festivais obteve aulas particulares com o Professor Paulo Calligopoulos e atualmente, em seu processo de formação, é aluno regular do curso de música antiga da EMESP, sendo orientado pelo violinista Luís Otávio dos Santos.