A Camerata Jovem de Campinas é um coletivo orquestral da Seconda Prattica que tem instrumentos típicos de orquestra como violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo e piano, mas que também adicionou instrumentos populares como, bateria, violão e guitarra.
O objetivo dessa mistura é trazer a orquestra para perto do público e quebrar o paradigma de que determinado instrumento só toca esse ou aquele tipo de música, aproximando o público dessa formação instrumental e mostrando que todos os instrumentos podem ser utilizados em qualquer tipo de música.
Seus integrantes são músicos com formação pela Unicamp e Conservatório de Tatuí ou que estejam em processo de formação, cursando música em uma universidade.
Além disso, essa composição da orquestra tem o objetivo de proporcionar aos novos músicos a oportunidade de se desenvolverem na profissão através de uma prática em grupo de qualidade e, aos músicos já formados, propicia a experiência de se reciclarem e passarem seu conhecimento de prática orquestral aos mais novos, criando uma dinâmica salutar para ambos os grupos.